Cultura: Estação de trem em Caeté vai virar centro cultural

27/01/2021 - 9:47

A Estação Ferroviária de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), será revitalizada e transformada em um centro cultural. O imóvel foi inaugurado em 1909 e operou até 1988, conectando Caeté a diversas cidades da região estabelecendo entre os municípios vizinhos, e até mesmo entre outros estados do Brasil, importantes vias de fluxo de pessoas e escoamento de produtos diversos.

Cedido à prefeitura de Caeté pela União, o prédio do ramal ferroviário será reformado pelo valor de R$ 942 mil, recurso captado via lei Federal de Incentivo à Cultura. O próximo passo será a licitação para início das obras, informa o presidente da Fundação Casa de Cultura/Prefeitura de Caeté, Darlan Corradi.

Os recursos, captados junto à empresa Anglogold Ashanti, serão usados para intervenções no telhado, pintura, estrutura e colocação de portas e janelas, além de outros serviços. O prazo de execução do projeto será de aproximadamente 12 meses.

História

A Prefeitura de Caeté divulgou documentos que mostram que o ramal de São José da Lagoa (atual Nova Era), que atenderia à estação de Caeté, foi construído por uma empresa particular de capital estrangeiro, a Companhia Estrada de Ferro Espírito Santo a Minas.

Naquele fim do século 19, onze anos antes da inauguração de Belo Horizonte (1897), “a linha já estava adiantada na região de Sabará, restando somente a finalização da ponte sobre o Rio das Velhas para se ligar à Central do Brasil. Em 1908, a companhia já se chamava Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara.”

Com a chegada da linha férrea e das antigas locomotivas maria-fumaça, o comércio existente no centro de Caeté foi favorecido “pela entrada de uma diversificada mercadoria que chegava, e hospedarias e pensões na cidade também se fizeram necessárias à medida que passaram a receber visitantes”.

Com a estação ferroviária chegou a luz elétrica na cidade, em 1915, e “os postes de iluminação, inicialmente de madeira retorcida, foram espalhados no entorno da estação”. Na década de 1990, foram substituídos pelos de concreto.

A decadência da estação e do transporte ferroviário permitiram que os terrenos das imediações fossem invadidos e diversas edificações irregulares erguidas no entorno. O bem se tornou alvo de vandalismo, depredação e invasão, situação que cresceu com a saída do posto da Polícia Militar do local.

Caeté/Sabará

O município de Caeté pertence à sub-bacia do Ribeirão Caeté/Sabará, um dos primeiros afluentes a impactar o Rio das Velhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua sub-bacia abrange uma área de 844,66 Km2, que é 2,17% do território total da bacia do Velhas. Em 2004, foi instituído o Subcomitê Ribeirão Caeté/Sabará o qual compreende parte dos municípios de Caeté e Sabará.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos cedidas pela prefeitura de Caeté